Notícias do mercado imobiliário

Bertioga agora faz parte do Circuito Litoral Norte de SP

União de municípios tem objetivo de fomentar o turismo na região
 
Bertioga soma-se aos municípios de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba no “Circuito Litoral Norte de São Paulo”. Juntas, as Cidades têm objetivo de buscar recursos e planejar ações para fortalecer o turismo e atrair ainda mais visitantes para a Região, umas das mais ricas e belas do Estado.
 
O “consórcio turístico” é discutido há algum tempo pelas secretarias municipais de turismo de cada Cidade. Com a união, os municípios querem ampliar e qualificar o fluxo de seus turistas e estimulá-los a conhecer melhor a região que estão visitando.
 
Entre os desafios do Circuito está aumentar a taxa média de ocupação da região dos atuais 54% para 70% nos próximos dois anos. Alguns resultados já têm aparecido: a participação em importantes feiras e eventos segmentados da cadeia turística.
 
O Circuito marcará presença no Festival de Turismo de Gramado, e das feiras internacionais de turismo de Buenos Aires e Paraguai, mercados importantes para os cinco municípios, uma oportunidade de intercâmbio e novos negócios.
 
No plano de regionalizar a promoção turística das cidades, o Circuito otimiza os recursos para participação em feiras e eventos; além de buscar interações com a iniciativa privada dos municípios para alavancar ações e formas de divulgação.
 
Em maio, foi anunciado pelo Governo Federal investimentos para o Turismo. No programa “Investe Turismo”, a rota turística “São Paulo e Litoral Norte”  receberá investimentos em qualificação, ações de marketing e melhoria de serviços para ampliar o número de turistas.
 
Para o secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Bertioga, a parceria irá somar ao setor. “Juntos, os municípios terão mais força para pleitear recursos e projetar a região no cenário turístico nacional e internacional”, opina.
 
BERTIOGA
 
O Município mais jovem da Baixada Santista, é também um dos que mais se destacam na Região, com muitos atrativos turísticos. Tem cerca de 93% do território preservado; mais de 30 quilômetros de belas praias; grande potencial de biodiversidade; Forte São João, o mais antigo do Brasil; a Aldeia Indígena Rio Silveira, com o povo Guarani; usina de Itatinga; e a primeira colônia de Férias, o Sesc Bertioga.
 
Apesar de ser considerada a caçula, a história da Cidade remonta ao século XVI, período da colonização portuguesa. Aqui estiveram São José de Anchieta, Manoel da Nóbrega, Martim Afonso de Sousa e Hans Staden. A cultura caiçara também é um forte componente do Município, que existiu por muitas décadas como uma vila de pescadores e distrito de Santos.
 
O Forte São João, maior cartão postal e símbolo de Bertioga poderá, em breve, se tornar patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O monumento é tombado como Patrimônio Nacional há algumas décadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e está na lista indicativa do “Conjunto de Fortificações Brasileiras” para Patrimônio Mundial da Unesco.
 
A Cidade teve também um grande avanço no ecoturismo. Mais de 12 trilhas ecológicas do Parque Estadual da Restinga de Bertioga (PERB) já estão oficialmente abertas à visitação monitorada. Uma conquista importante para a Cidade, que agora caminha para se tornar um dos principais destinos de ecoturismo do Estado.
 
Os trajetos da Trilha D’Agua, Guaratuba, Torre 47, Itatinga, Vale Verde, Casa de Pedra do Rio Itapanhaú, Véu da Noiva, Família Pinto, Garganta do Gigante, Itaguaré, Ribeirão dos Monos e Morro do Itaguá (Aeromoças) são acompanhados pela Associação Bertioguense de Ecoturismo (Abeco) e pela Associação de Monitores Locais (Amolb).
 
As entidades assinaram o termo de autorização de uso, após participarem de chamamento público e cumprirem os requisitos exigidos pela Fundação Florestal para exploração das trilhas.
Bertioga, que ostenta há anos o selo de Município Verde Azul, também é um presente para os amantes da natureza, com rios, cachoeiras, manguezais e a Serra do Mar. Ele conta com a única praia preservada da região, a de Itaguaré. É um berçário natural para a vida marinha e a cultura caiçara.

01/10/2019